Tempo...quando o temos não fazemos nada...
Quando não o temos queremos fazer de tudo.
Trabalho, estudos, atuação, vivencias...VIDA...
Inferno
CANTOX
4. Pedi-lhe: "Tu que és a sabedoria e que me conduz á tua vontade por esta estância infernal, satisfaz o meu desejo de bem conhece este lugar. A gente que habita estes sepulcros pode ser vista e entrevistada? As lápides estão erguidas e nenhum guarda se encontra à vista".
10. Respondeu-me: "Todos esses túmulos serão de novo, e então eternamente selados, no dia em que, regressando(do vale) de Jasafá, os espíritos trouxerem o corpo que na Terra hajam deixado. Aqui se encontra Epicuro com todos os que, seguindo-o, professaram a doutrina da morte da alma junto com a do corpo. Quanto ao desejo que manifestaste, será mais satisfeito, como também o será esse desejo que alimenta mas não revelaste". Acudi: "Bondoso guia, é com satisfação que gostaria de abrir meu coração, mas de ti aprendi a ser parco nas palavras".
22. "Ó toscano, que vivo lograste penetrar na cidade ignea e que disso fazes modéstia, concede parar um pouco. O teu acento claramente me revela que foste nascido nessa nobre pátria à qual, suponho, fui um dia molesto." Subtamente, tais palavras subiram de uma das tumbas, causando em mim tamanho medo que ao mestre me acheguei, receoso. Ele, porém, sereno meu ânimo: "Volta-te, que fazes? Vê, é Farinata que em seu túmulo se levanta. Podes Vê-lo, da cintura para cima".
34. Eu já o contemplava, olhos nos olhos, e ele, ativo, empinava o peito e a cabeça, como ao próprio Inferno demonstrando votar desprezo. As animosas mãos do meu guia, por entre as muitas sepulturas, conduziu-me para aquela, enquanto me dizia: "Fala-lhe, mas sê breve".
40. Apenas chegado ao pé da túmba, olhou me o ocupante e com gesto severo e desdenhoso interrogou: "Quem foram teus antepassados?" Eu, que de obedecer viera desejoso, nada lhe ocultei, dizendo claramente quanto sabia a tal respeito. Os sobrolhos arqueados em menosprezo, comentou ele: "Ferozes adversórios foram de mim, de mnha gente, de meu partido. Por duas vezes eu os dispersei..." Prontamente, retorqui: " Se foram expulsos, souberam voltar de todos os exílios, enquanto os vossos não puderam aprender tal arte".
52. Do sepulcro ao lado dele, apareceu então outra figura, o rosto nos voltando. Creio que sobre os joelhos houveraestado. Ao meu redor olhou, como se à procura de alguém que comigo peregrinasse. Depois que sua esperança dissipou, chorando me disse: "Se a este càrcere escuro podes baixar por prêmio às tuas virtudes, onde está meu filho? Por que não vem contigo?" E eu a ele: "Não vim por vontade minha. Esse que além me espera é meu guia, a quem vosso filho Guido não deu o devido apreço". Pude responder assim diretamente porquanto as suas palavras e a pena que sofria hiviam-no identificado.
67. Subitamente erquido, gritou-me:" Por que disseste não deu? Ele, então, não vive mais? Não mais doce luz solar ofusca seus olhos? Intuiu a verdade pela demora que pus em resposta, tombou de costas e mais não se fez ver.

(Dante Alighieri - A DIVINA COMÉDIA)